segunda-feira, 22 de junho de 2009

Computadores seniores chegam até Setembro

No arranque do próximo ano lectivo sénior já estarão disponíveis os primeiros portáteis desenvolvidos no âmbito de uma parceria entre RUTIS, Microsoft, Inforlândia e JP Sá Couto.

Estes Insys serão adaptados às especificidades de um público sénior e vão incorporar um teclado e ecrã maiores que o normal. Vão ter caracteres bem visíveis, sem esquecer a função de mobilidade, também garantida pelo baixo peso, como explicou ao TeK uma responsável da Inforlândia

Na calha estão dois modelos o Insys 8761S SV com ecrã de 15,5 polegadas e 2,5 quilos de peso e o Insys 9771S SV com ecrã de 17 polegadas e cerca de 3 quilos de peso. Ambos os modelos terão seis células de bateria, módulo 3G integrado, WiFi e chegarão ao utilizador sem bloqueio a nenhuma das três redes móveis. Ao nível das caracteristicas técnicas destaque para o processador Intel de 2 GHz, disco de 320 Gb e memória DDR de 2 Gb. O software é Windows Vista.

Setembro foi a data apontada por Luís Jacob, director da Rede para as Universidades de Terceira Idade (RUTIS) ontem, num evento público para que estes computadores comecem a chegar aos alunos destes programas de formação e ocupação de tempos livres, mas a Inforlândia acrescenta que há a intenção de antecipar a data de lançamento e que se for possível os computadores estarão disponíveis ainda antes de Setembro.

Os portáteis seniores deverão custar à volta de 500 euros quando forem lançados deverão também estar disponíveis soluções de financiamento que facilitem o acesso ao equipamento, a condições mais vantajosas.

Notícia retirada da tek do sapo.

Sem comentários:

Enviar um comentário